domingo, dezembro 02, 2007

Fora de época

Estou há uns tempos fora da cozinha, vou para lá só quando me apetece, o que é uma vantagem para mim, mas não para quem por aqui passa, que vê sempre a mesma coisa, ainda que seja muito boa como de facto o era e estava o folhado de galinha.

Entretanto, agora apareço com um batido, tipo de bebida de que gosto muito desde miúdo, totalmente fora de época, é certo, porém, para mim, não há época para coisas geladas. Mesmo a água, no Inverno, a bebo do frígorífico, quando nesta terra está mais frio fora que dentro dele, o que pode parecer um disparate sem nexo, e é, eu sei. Tanto mais que a água naturalmente gelada ou é ou sabe melhor. No entanto, além do muito mais, o ser humano é um bicho de manias, que vão desde as psicóticas ao mero tique. Como ainda não morri, tenho para mim que beber coisas geladas não estorva ninguém, nem sequer a mim. Até um dia, dirão, espero que sem razão.

O que levou o batido:

Um iogurte líquido de laranja de 125 ml (Lidl)
1/2 colher de chá de licetina de soja
400 ml de leite gordo Vigor
2 colheres de sopa bem cheias de cacau magro
1 colher de sopa rasa de licetina de soja
Vanilina - q.b.
Açúcar ou adoçante - a gosto.
1 colher de sopa de xarope de menta (para refrescos).

O leite e o iogurte estavam gelados. Bati, com a vara, o iogurte e a 1/2 colher de chá de licetina, até fazer bastante espuma. No copo misturador, bati o cacau com o leite, a colher de sopa de licetina de soja, açúcar a gosto, a pitada de vanilina.

Num copo Riedel - perdoem-me os enófilos (também o sou) - pus o batido de cacau, a seguir a espuma do iogurte por cima, e o restante iogurte com cautela para não ficar muito misturado. O xarope de menta, a um dos lados do copo. Tudo isto sem agitações. Et voilà. Um óptimo batido, mais cremoso por acção da licetina, usando as excelentes e tradicionais ligações com o chocolate: os sabores a laranja e a menta. Serviu-me de jantar sem mais nada. Um óptimo jantar de dia de trabalho. Para quem goste.

Etiquetas:

14 Comments:

At 3/12/07 10:30, Blogger Elvira said...

Para coisas boas, não há época! ;-D

 
At 3/12/07 10:52, Blogger Marizé said...

Adorei a combinação de sabores!

Beijocas

 
At 3/12/07 11:18, Blogger Unknown said...

Estou com a Elvira, de facto, para coisas boas não há época.

O que eu acho de graça â referência ao Lidl.

;)

 
At 3/12/07 13:43, Blogger cupido said...

belo batido. (gostei do pormenor do copo... é que eu também uso copos de vinho tinto para saborear... café, acho que não tem mal).

 
At 4/12/07 18:26, Blogger B. said...

Parece muito bom, vou experimentar!

 
At 5/12/07 21:15, Blogger Chef Janvier said...

Tive a minha fase de batidos, de que gosto mesmo muito, até perceber que há uma relação forte entre beber batidos todas as manhãs e o avançar do raio do ponteiro na balança. Não que isso da balança me preocupe por aí além, mas sei de experiência própria que faz mexer o ponteiro muito mais do que eu imaginava.

É claro que eu, inveterado dos batidos, bebia quase 1 litro de cada vez... gulodice parva e com consequências, claro!

 
At 22/12/07 19:44, Blogger Flor de Sal said...

Que o Natal seja delicioso e que o novo ano vos traga todas as alegrias!
Bjnhos!

 
At 23/12/07 16:03, Blogger avental said...

De facto, Elvira, e algumas até saberiam melhor fora de época, como cerejas, por exemplo, ou laranjas da Baía de que gosto tanto.

 
At 23/12/07 16:05, Blogger avental said...

Marizé, a ligação dos sabores e texturas por (bom) contraste é quase o segredo todo da cozinha criativa.

 
At 23/12/07 16:16, Blogger avental said...

Desculpe e desculpem-me este atraso de 20 dias na resposta.

Sabe, Caiano Silvestre, para alguma gente que conheço e muita outra que desconheço, ir ao Lidl é coisa de pelintras. O certo é que o Lidl tem coisas bastante boas, e uma delas são determinados iogurtes cuja qualidade é imbatível, isto entre os vendidos em Portugal. Depois essa gente tem mentalidade de frango de aviário. Mais, parecem até frangos de aviário, iguaizinhos uns aos outros, e tão diferentes querem ser.

 
At 23/12/07 16:34, Blogger avental said...

Tenho aqui uma série de copos desses enormes, Cupido, e só me usei deles uma vez. Como gosto de catar o vinho, bebo sempre em copos mais pequenos, normais, com pé, que me permitem descobrir muito melhor os aromas. Rio-me quando, num restaurante com aspirações a mais que tal, me vêm com esses copos. Os pulmões parece que não bastam até o vinho chegar aos lábios, quanto mais ao nariz :)

Embora seja bastante agradável beber, nesses copos, um vinho de qualidade, encorpado, com 13º ou mais, com muita cor e fechado de aromas, vão melhor com o batido, na minha opinião. Quanto ao café, não sei. Como são de cristal (ou vidro) muito fino arrisca-se a que estalem.

 
At 23/12/07 16:35, Blogger avental said...

F.M. Oxalá lhe tenha sabido tão bem como me soube a mim.

 
At 23/12/07 16:41, Blogger avental said...

Chef Janvier, os batidos causam uma verdadeira dependência :) Felizmente que não me tenho lembrado deles. Já imaginou este batido com natas frescas, adicionadas ao leite já de si gordo? Um veludo irresistível.

 
At 23/12/07 16:43, Blogger avental said...

Flor de Sal, obrigado, e retribuo.

 

Enviar um comentário

<< Home