quinta-feira, outubro 18, 2007

Bife com estrugido de cebola

Hoje dei-me folga. É bom estarmos com as nossas coisas, olharmos o sol e a manhã urbana, a cidade a mover-se para o dia, e nós num dolce fare niente, sem o tempo a correr-nos à frente. No entanto, embora por aqui se comesse uma espécie de bacalhau à Gomes de Sá, tratei eu do meu próprio almoço, ao jeito de comida de todos os dias. Um bife, mais um, coisa de que sou bastante amigo, ao invés daquele bacalhau, mesmo quando feito a rigor.

Mais que da apresentação do meu almoço, cuidei do seu sabor. Inspirado um pouco nestas iscas de fígado e em memórias distantes, escolhi um bife do acém como vem sendo costume.

Piquei uma cebola, levei-a ao lume numa sertã com azeite, o azeite com alguma largueza , e deixei que a cebola ganhasse a cor da imagem acima. Retirei-a e reservei. Passei um pouco do azeite de a fritar para outra sertã, ficando portanto com duas.

Entretanto, tinha cozido umas batatas com casca e parti-as às rodelas grossas, com uns 7 mm de espessura, retirando-lhes a pele.

Alourei as rodelas de batata numa das sertãs, com o azeite de ter frito a cebola, e na outra sertã, com o mesmo azeite, que deixei aquecer bem, fritei o bife, um minuto de cada lado. Retirei-o, temperei-o com flor de sal e deixei-o estar uns minutos em repouso. Finalmente, pu-lo sobre as batatas, e sobre estas e o bife, a cebola refogada e um arzinho de salsa.

Conforme eu imaginara, tudo, as batatas e a carne, me sabia a um aroma da minha infância e adolescência, o estrugido puxado dos arrozes de certo Porto que não sei se resiste ainda.

Etiquetas:

4 Comments:

At 18/10/07 23:02, Anonymous Anónimo said...

Tem de haver alguém que resista, que diga não. Eu também fiquei em casa. Não cozinho é tão bem! Cumprimentos!

 
At 18/10/07 23:03, Blogger Unknown said...

Deve ter ficado uma delícia...

 
At 20/10/07 21:51, Anonymous Anónimo said...

Scalabis, ficar em casa de vez em quando sabe bem, no mais é como dizia meu pai: "Pior que trabalhar muito é não fazer nada."

 
At 20/10/07 21:59, Anonymous Anónimo said...

Olá, Goretti, seja bem aparecida! Tudo sabia a cebola frita. Já fez alguma daquelas receitas?

 

Enviar um comentário

<< Home